O papel do Professor, Tutor e do Aluno no Ensino EAD

          O papel do professor no ensino EAD é de suma importância, uma vez que o mesmo terá de ser o mediador e criador de situações didáticas que satisfaçam as necessidades e interesses dos alunos, mobilizando-os a lidarem com projetos e situações de aprendizagem em ambientes virtuais. O docente deverá constantemente, averiguar a funcionalidade de seu planejamento interagindo com seus alunos em espaços de discussões pertinentes aos temas trabalhados, ao mesmo tempo, que serve de termômetro para avaliar a aprendizagem dos alunos, o professor poderá se auto-avaliar e realizar ajustes necessários em seus planejamentos. Além disto, cabe a este profissional elaborar os materiais didáticos; selecionar conteúdos, que devem ser sempre atualizados, conhecer seus alunos, enfim, é um “conteudista”.



          O papel do tutor no ensino EAD é de acompanhar presencialmente o aluno, de forma a sanar dúvidas encontradas no ambiente virtual, sejam elas pertinentes aos conteúdos e materiais disponibilizados pelo professor, como a utilização das ferramentas virtuais; promover a realização de atividades, oferecerem novas fontes de informação e favorecer sua compreensão, enfim, é um “guia”, um orientador pedagógico, tecnológico e motivacional para o aluno.



          O papel do aluno no ensino EAD é de responsabilidade e comprometimento, uma vez que o mesmo deverá estudar pesquisar, interpretar e autogerenciar o seu aprendizado participando ativamente na construção do seu próprio conhecimento. Contudo, o aluno deverá organizar-se de maneira que estude sempre, e não quando quiser e puder, ou seja, cabe ao aluno seguir uma rotina de estudos que inclua leituras obrigatórias e complementares, acesso e interação nos fóruns, chats e blogs com professores e colegas.



FONTES DE PESQUISA: