Educação Presencial e a Distância

          Há tempos, já utilizamos à educação presencial aliada a educação à distância: seja indicando leituras como forma de pesquisa ou cursos por correspondências. Em determinados cursos de idiomas, antigamente era disponibilizado materiais de áudio e vídeo, como fitas K7 e VHS; hoje em dia, são CDs e no site da Instituição podem-se encontrar espaços determinados para áudio e vídeo. Até mesmo, cursos profissionalizantes ou atividades para o lazer – como é caso, das revistas enviadas pelos correios ou aquelas disponibilizadas em bancas de revistas. Até mesmo meu pai, já realizou curso via correspondência de chaveiro. Lembro que na época, conforme ele lia os materiais recebidos, tinha de realizar algumas atividades e encaminhá-las novamente a Instituição vinculada ao Curso, esta encaminhava novos materiais indicando o próximo nível do curso; e assim sucessivamente. Na mesma época – anos 90 – iniciei um curso de violão presencial, e encontrei muitos materiais sobre o assunto em bancas de revistas e cursos por correspondências com vídeos-aula utilizando-se de todos os recursos de última geração que despertava atenção de todos. Na verdade, ainda existe muito destes cursos, que são divulgados em comerciais de TV, por exemplo: curso de martelinho de ouro. Em bancas de revistas, temos a nossas disposições praticamente manuais de como se fazer crochês, tricôs, como trabalhar com biscuit e EVA, entre outros.
          Para aperfeiçoar estas dinâmicas de aprendizagem, surgiu à informática com ela a internet, aliada oferece infinitas possibilidades de ensino, seja como ferramenta de pesquisa e elaboração de trabalhos, como fonte direta no ensino-aprendizagem à distância.
          Tão importante quanto a educação presencial, a educação a distância tem por objetivo facilitar o processo de ensino aos alunos que não disponibilizam de tempo hábil para freqüentar diariamente uma sala-de-aula. O que não quer dizer que seja fácil essa modalidade de ensino, pode-se dizer que para que atinja efeitos educacionais positivos o professor/tutor tem de mediar os encontros virtuais de modo que motive os alunos a estudar de maneira investigativa, uma vez que os esforços de aprendizagem dependem unicamente do discente.
           Enfim, a principal diferença entre EAD e presencial é o comportamento do aluno, ou seja, na Presencial o aluno é ouvinte e na EAD o aluno tem que ler e pesquisar.